expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 4 de março de 2013

#LiEAmei: Livros sobre a mente humana


Oi pessoal, tudo bem?
Bom gente, hoje vim falar pra vocês de um assunto que eu sou completamente apaixonada: livros. sempre fui #aloka dos livros, e atualmente eu tenho gostado muito de ler sobre a mente humana. acho muito interessante você aprender um pouco sobre como funciona a cabeça dos outros. e esses dois livros que eu venho indicar hoje são nesse tema.

O primeiro é ''O Lado Bom da Vida'. Vocês já devem estar familiarizados com a história, já que o filme que teve o roteiro adaptado da obra foi indicado ao Oscar, e foi o filme pelo qual a linda da Jennifer Lawrence ganhou como melhor atris. Já que estamos falando sobre o filme, a história é baseada no livro, mas é bem diferente. Mesmo assim , vale a pena assistir. Mas voltando ao foco inicial, o livro é um ótimo meio de você entender a mente de um bipolar. A história é narrada por Pat, um homem que ficou um tempo (que ele não consegue determinar) internado em uma clinica psiquiátrica (por um motivo que ele não lembra), e que depois de conseguir sair do chamado ''lugar ruim'', ele fica determinado a reatar o relacionamento com sua esposa, Nicki  mesmo com todos dizendo pra ele que isso não vai acontecer. Ao mesmo tempo, conhece Tiffani, uma viúva que também toma remédios controlados e também tem acompanhamento com terapeuta. É muito interessante ver o relacionamento estranho dos dois crescer, ao mesmo tempo em que ele é tao determinado em se tornar uma pessoa melhor para ter sua esposa de volta. Entender como pequenas coisas podem desencadear uma enorme reação em um bipolar é a parte mais interessante da narrativa. Vale muito a pena ler.



O segundo é ''Precisamos falar sobre Kevin''. O livro conta a história de Kevin Katchadourian, um rapaz que realizou uma chacina na escola de ensino médio que estudava. Porém o diferencial desse livro é que o autor não fala pura e simplesmente da violência  do crime, faz criticas ou mostra os castigos ao menino. No romance, a mãe de Kevin escreve cartas ao pai ausente do menino, onde discute a rejeição de certas mulheres à maternidade, e medita sobre a responsabilidade dela sobre o que aconteceu. Nas cartas Eva procura motivos para o que aconteceu, e deixa claro que desde sempre rejeitava o filho, como se, desde que ele era um bebê, ela soubesse que ele tinha uma natureza má. E ela não sabe se deve se culpar ou não pelo que aconteceu. Daí vem a maior questão do livro: será que você tem o dever de amar alguém apenas pelo laço de sangue existente? Mas mesmo com esse pressentimento sobre a criança, sempre fez de tudo que pode para ser uma boa mãe, sempre tentando conquistar o carinho do filho (coisa que ela fazia um pouco por obrigação, diga-se de passagem). Mas será que realmente existem culpados - além do próprio Kevin - pelo que aconteceu? Ou melhor, até onde vai a culpa de Kevin nessa história? Esse livro tem uma leitura intensa, e te deixa com aquele vazio no peito quando acaba. É uma história forte, pesada, triste, porém linda e esclarecedora. Todos deveriam ler. Esse livro também foi adaptado para o cinema, e é uma ótima obra, bem fiel ao livro.



E pra acabar esse post ENORME.. Vocês já ouviram falar no site skoob?? o site é uma rede social para leitores. Nele, você cria um perfil e uma estante, onde você expõe todos os livros que já leu (emitindo opiniões), todos que quer ler (podendo ler resenhas de outros usuários), recebe indicações e tudo mais. Além disso, é também um site de trocas, onde você pode trocar com outro usuário livros seus por livros dele, ou se tornar membro plus (0800), e trocar livros por créditos... Pra saber mais, acesse www.skoob.com.br. E se resolver fazer um perfil, me adiciona lá!!



Beijos, e até mais !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então, o que você achou desse post??